segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ser diferente é normal!

Simplesmente adorei!
Este vídeo faz parte da campanha Ser Diferente é Normal é uma iniciativa do Instituto Metasocial que objetiva promover a diferença através da conscientização. 
Para ver o vídeo direto do youtube, clique aqui.
Fiz esta postagem para incentivar uma amiga que tem uma bela composição sobre este tema:"Cuca" manda  o seu vídeo também!!!!
Todos podem seguir este exemplo de Gilberto e Preta Gil e contribuir com a sua voz e criatividade enviando um vídeo para o endereço eletrônico:  http://www.serdiferenteenormal.org.br


Ser diferente é normal
(Adilson Xavier / Vinicius Castro)
Todo mundo tem seu jeito singular
De crescer, aparecer e se manifestar
Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais
E daí, que diferença faz? 

Todo mundo tem que ser especial
Em seu sorriso, sua fé e no seu visual
Se curte tatuagens ou pinturas naturais
E daí, que diferença faz? 

Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente:
Ser diferente é normal!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Direitos das pessoas com deficiência:



Tratar igual? 
Tratar diferente? 
Em que medida encontro o equilíbrio?
Todas as pessoas, independente de suas especificidades,  devem ser tratadas com AMOR e com RESPEITO.

APAE de Curitibanos promove o II Festival "Intervalo Cultural"

Hoje no período da manhã, tive a honra de participar, como jurada, do II Festival "Intervalo Cultural" promovido na Escola Especial Hugo Miguel Sulzbach como parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que reuniu alunos, professores, profissionais e pais para assistir a apresentações na área de teatro e dança.


Um destaque para Turma de Oficina Pedagógica Terapêutica de Pintura em Madeira que conquistou  o primeiro lugar na categoria dança.
Um abraço para a Profª Mariléia, sempre muito dedicada e atenciosa com seus alunos.

Parabéns à Direção da Escola e às Coordenadoras Pedagógicas pelo competente trabalho que realizam: Andrea, Elisangela e Lucirene contem sempre comigo! 

domingo, 19 de agosto de 2012

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Neste sábado, dia 18, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/APAE de Curitibanos iniciou as suas atividades referentes à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece de 21 a 28 de agosto, orientada pela
Federação Nacional das APAEs/FENAPAEs e que tem como tema deste ano: 
"Em busca de igualdade. Estamos aqui!"


Uma participação importante no Abraço na Escola e na Caminhada de Conscientização, realizada por um grupo de alunos, pais, professores, funcionários e diretoria da APAE, foi a da turma do Curso de Ciências da Religião/UnC 5ª fase composta pelas acadêmicas Danielle, Juliana, Rosana, Regiane, Raquel, Guiomar, Solange Krieger, Solange Ribeiro, Viviani e Juliana Paula.







Segundo a Diretora da APAE, Andrea Prestes Xavier, fica o encontro marcado para o ano que vem, com certeza! Parabéns a todos que participaram!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

IV Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho

Conforme recebi no meu e-mail esta semana, no dia 24 de agosto a APAE de Itajaí/SC estará promovendo o  IV Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho com o objetivo de discutir a inclusão das pessoas com deficiência neste âmbito. 
O evento será realizado no auditório de Direito da UNIVALI, das 08h às 17h30min. 
"O CAPACIT - Centro de Apoio Porfissional, Acompanhamento e Inclusão no Mercado de Trabalho tem a consciência de que todos nós somos cidadãos e temos os mesmos direitos, sendo nós pessoas com ou sem deficiência. 
É preciso conhecer compreender e reconhecer o potencial da pessoa com deficiência, pormovendo a capacidade de todos". 
Conheça a programação e faça a sua inscrição pelo site 

Deficiência: qual? aonde?

Hoje quero dar destaque à celebre frase que todos já conhecemos "na vida estamos sempre aprendendo"! Embora eu desconheça o seu autor, preciso considerar que ela é totalmente verdadeira. Há quinze anos estou atuando na educação especial e, depois de considerável tempo de profissão, vamos "entendendo" que já sabemos o bastante sobre o que significa educação, professores, alunos, enfim, somos prepotentes ao afirmar que já sabemos muito sobre a vida, sobre as pessoas e, quem sabe, sobre o mundo.
Que engano.
E é por este motivo que compartilho um texto escrito por Rafael Bonfim, um amigo que conheci na internet e sobre o qual tenho grande admiração. Jornalista e blogueiro, é editor do Inclusilhado: inclusão de deficientes numa sociedade de diferenças. Ele escreveu este texto, há poucos dias, no dia de seu aniversário de trinta anos e nos deu exemplos de como a vida pode ser vivida plenamente.
No link abaixo, você pode ler o texto na íntegra e aprender, como eu, muito mais sobre muitas coisas.
Foto do blog: Inclusilhado.