quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações

Esse é o título de um livro escrito por Moaci Alves Carneiro lançado pela Editora Vozes em 2007.
"O movimento planetário pela inclusão é gradual e irrefreável. No campo educativo, assume ritmo acelerado pelos benefícios inegáveis que produz no projeto pessoal das identidades em construção. 
Na sociedade de conhecimento, o acesso à educação obrigatória extrapola o campo do Direito Educacional para se situar no âmbito dos Direitos Humanos Fundamentais. [...] Para subsidiar os educadores e instituições das rotas da educação inclusiva [...] basicamente defende a ideia de que a universalização da educação inclusiva supõe a materialidade dos meios e, por isso, há de ser planejada progressiva e socialmente compartilhada". (texto orelha do livro)
Possibilidades e limitações ainda muito presentes nos dias de hoje.
Entendo que um caminho já foi percorrido, o do acesso e garantia de permanência na escola, mas a qualidade do ensino precisa ganhar maior espaço e competência educativa.
Isso requer estudo e ampla discussão entre os educadores, somando experiências e compartilhando boas práticas.
Boas no sentido de criativas, inovadoras e, especialmente, eficientes, na conquista da aprendizagem.
Uma leitura para quem deseja se apropriar dos princípios básicos da educação inclusiva: legislação e acesso ao currículo.
Nesse sentido, algumas coisas podem ser ressaltadas:
I - Adaptação de objetivos
- priorização de alguns objetivos
- introdução de objetivos complementares
- introdução de objetivos alternativos
II - Adaptação de conteúdos
- priorização de conteúdos
-  adoção de conteúdos complementares
- introdução de conteúdos alternativos
III - Adaptação metodológica
- introdução de métodos e procedimentos alternativos
- seleção de atividades alternativas
IV - Adaptação dos processos de avaliação
- escolha de critérios específicos de avaliação
- escolha de critérios específicos de programação
Precisamos aprender muito à esse respeito! Então, boa leitura.

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