Neste contexto, avalia a existência de sistemas paralelos de ensino e a necessidade de reorganização da escola para oferecer uma educação de qualidade a todas as crianças. Segundo ela, "a escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa de seus alunos, marginalizados pelo insucesso, por privações constantes e pela baixa auto-estima resultande das exclusões escolar e social". (p.21)
A partir das perguntas O que é? Por quê? e Como fazer? estabelece principios relacionados à ética, às relações de poder que permeiam toda a ação educativa, além de enfatizar a importância da formação do professor neste cenário, seja ela, inicial ou em serviço.
Segundo a própria autora, em seu último capítulo, "a intenção é ressaltar o que é tipico de uma escola em que todas as crianças são bem-vindas!" (p.39) diminuindo a exclusão e ensinando de forma democrática.
Trago esta leitura como uma dica de livro importante para quem estuda a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Editado em 2006, contempla muitas questões ainda pouco compreendidas na atualidade por nós educadores. Outro fator que me chamou muito a atenção neste livro foi o destaque a trechos do texto intitulados como "Ação Reflexiva" nos quais a autora nos remete à discussões que vão além do texto, enriquecendo ainda mais a leitura.
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