domingo, 26 de dezembro de 2010

"O Portador Caiu"

Esse é o título de um texto publicado no site Inclusive: inclusão e cidadania, uma revista digital que é composta por conteúdo de excelente qualidade em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Escrita por diversos colobaradores, dentre eles, Patrícia Almeida responsável pela edição da seção Mídia e Deficiência, onde ela registra suas impressões e opiniões sobre essa temática.
O termo PORTADOR DE DEFICIÊNCIA, ainda muito utilizado em meios educacionais e mesmo na sociedade em geral caiu em desuso desde a Convenção da ONU em defesa das pessoas com deficiência em 2008 e ratificada pelo Congresso Nacional com força constitucional.
A forma adequada e legal de nos referirmos desde então é
"pessoa com deficiência" deixando de lado definitivamente os termos pejorativos e preconceituosos.

Fique de olho no modo de "falar"!

A fala não é apenas uma reprodução sonora de palavras (é claro!)...ela é a expressão daquilo que acreditamos e de tudo o que pensamos.
O significado dos termos ou palavras que utilizamos no dia-a-dia nos são transmitidos culturalmente, acompanhando as transformações do contexto social do qual participamos.
Por isso, alguns termos deixam ou passam a ser utilizados quando os valores que o sustentam são modificados pela sociedade. Embora tais palavras já possam existir na língua escrita e falada, adquirem novos significados para designar novos conceitos.
Romeu Kasumi Sassaki , conhecido escritor brasileiro, em seu texto "Terminologia sobre Deficiência na era da inclusão" nos remete a seguinte reflexão:
"A construção de uma verdadeira sociedade inclusiva passa também pelo cuidado com a linguagem. Na liguagem se expressa, voluntaria ou involuntariamente, o respeito ou a discriminação em relação às pessoas com deficiências. [...]
Usar ou não termos técnicos não é uma questão de semântica ou sem significado, se desejamos falar ou escrever construtivamente, numa perspectiva inclusiva, sobre qualquer assunto de cunho humano. E a terminologia correta é especialmente importante quando abordamos assuntos tradicionalmente eivados de preconceitos, estigmas e esteriótipos [...]. Os termos são considerados corretos em razão de certos valores e conceitos vigentes em cada sociedade e em cada época.
Ele nos traz uma lista de 59 palavras ou expressões incorretas acompanhadas de comentários e equivalentes termos corretos. Comumente estes "equívocos" estão em toda parte, nos livros, revistas, jornais e nas rodas de conversas.
Como diz Sassaki:
"[...] o maior problema decorrente do uso de termos incorretos reside no fato de os conceitos obsoletos, as idéias equivocadas e as informações inexatas serem inadvertidamente reforçados e perpetuados [...]".

Conheça o texto original, clicando aqui, e salve-o em arquivo pdf.
Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário