quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Relembrando 2011.

Há praticamente um ano comecei a escrever neste blog.
Inicialmente, na tentativa de exercitar minha produção escrita e compartilhar na rede informações, acontecimentos, leituras e ideias relacionadas à educação especial. Mais tarde, um prazer, que nem sempre foi possível aproveitar devido aos inúmeros "acontecimentos que tumultuaram" a minha vida nesse período.
2011: um ano cheio de ocorrências: algumas infinitamente tristes outras magnificamente felizes.
A vida é assim, repleta de altos e baixos, momentos bons outros, nem tanto.
Trabalho, muito trabalho!
Saudades das amigas...muita saudade!
Estudo, leituras...decisões.
Enfim, férias...preciso muito delas!
Amanhã é meu último dia de trabalho (nesse ano, porque em janeiro tem mais!) e estou contanto os dias para descansar e viajar com a família.
Mas hoje tem espaço para mais uma dica de livro: o útlimo que comprei (nesse ano, é claro!) hehehe!
Com o título "TEMAS MULTIDISCIPLINARES DE NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM" lançado pela Novo Conceito Editora nesse ano de 2011. tem como Editores Científicos Luíza Elena L. Ribeiro do Valle e Fernando César Capovilla.
Reúne 79 textos de especialistas em desenvolvimento humano ao longo de todas as faixas etárias. 
O primeiro deles eu já li.
Intitulado como "Compreendendo o fracasso escolar no Brasil na década de 1995-2004" é uma crítica à situação edêmica do sistema de ensino e suas práticas de alfabetização impróprias. A situação do Brasil no relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) nos últimos anos soa como um alerta para a situação de não-aprendizagem das crianças brasileiras. A má formação dos professores e as políticas públicas ineficientes tem sido algumas causas apontadas. Segundo os autores:
"[...]o Ministério da Educação só tem duas alternativas: 1ª - a estratégia de pessoas conscientes, inteligentes e corajosas, que consiste em fazer um levantamento sobre a evidência científica publicada e sobre as práticas internacionais em alfabetização para descobrir como passar a ensinar com eficiência, mesmo que isso implique em mudar [...] ou a 2ª - a de personagens de gibi como burros e avestruzes, que consiste em aferrar-se teimosamente ao hábito de enterrar a cabeça no mesmo velho buraco escuro do construtivismo  em alfabetização e, então, para não ter de constatar o fracasso a cada avaliação, simplesmente suprimir as avaliações [...] ou investimos já em uma escola de qualidade, ou nos veremos forçados a continuar tendo de investir cada vez mais em presídios, casas de custódia, armamentos, segurança...para tentar nos proteger da fúria daqueles  a quem negamos um dos direitos mais fundamentais da pessoa humana: o direito à educação". 
Remediar ou acelerar ...práticas de correção de fluxo escolar, como entender tudo isso? Uma tarefa importante para todos nós professores!
Boa leitura para você.

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