domingo, 4 de dezembro de 2011

Removendo barreiras para a aprendizagem: como?

Aproveitando a Semana Nacional de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, gostaria de destacar  a publicação do Livro de Rosita Edler Carvalho, "Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva" lançado em 2007 pela Editora Mediação.
Leitura que destaca as perspectivas da educação especial para o próximo milênio, faz reflexões sobre o termo "necessidades educativas especiais" e as barreiras de acesso e permanência ligadas aos aspectos pedagógicos e organizacionais da escola. Exemplifica os tipos de exclusão e os desafios da inclusão escolar, além do gerenciamento dos sistemas de ensino de forma a atender as especificações da educação inclusiva. Por fim, destaca a avaliação e a formação do professor por meio de um texto claro que favorece a leitura e compreensão das temáticas abordadas.


"Temos uma longa trajetória e boas razões para unir nossos esforços, discutir nossas ideias, buscando alternativas que nos permitam entrar no novo século com perspectivas mais otimistas em relação às respostas educativas de nossas escolas para todos. Uma escola que permita ajustar o ensino às diferenças individuais e que construa uma cultura de paz". (Carvalho, 2007. p.172)


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário