segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hoje  participei da Aula Inaugural oferecida pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado Acadêmico com a presença da Professora Doutora em Educação Ione Ribeiro Valle que atua na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.
O tema desenvolvido em sua palestra foi "Educação escolar e justiça social" sob perspectivas teóricas ligadas à filosofia política e às ciências sociais com o objetivo de ampliar as reflexões teóricas acerca de uma educação de qualidade. 
"O que é uma escola justa?"
Um momento de muita reflexão e novas aprendizagens.
Para o processo de seleção do Mestrado também fiz a leitura de um de seus textos "Política Educacional Brasileira e Catarinense(1934-1996): uma inspiração meritocrática". 
Um artigo no qual, em resumo, as autoras investigam "a concepção meritocrática presente nas políticas oficiais destinadas à educação brasileira e catarinense ao longo do século XX".
Quero deixar a indicação de um de seus livros que adquiri no dia de hoje:
"Sociologia da Educação: currículo e saberes escolares"
"Nesta obra, que situa as mudanças que vêm ocorrendo no campo da educação e do currículo, num quadro de transformações históricas profundas, o alvo são os saberes escolares, vistos a partir de perspectivas teóricas  desenvolvidas na Grâ-Bretânha, nos Estados Unidos e na França, que tiveram grande repercussão no Brasil. A inspiração maior vem da aposta que se faz no poder da escola [...] ela é uma (talvez a única)instituição social que ainda se mantém acessível à discussão, ao debate, à negociação, à participação.  Nada, portanto, pode impedi-la de se tornar um espaço irradiador de saberes [...] contribuindo assim para dotar principalmente as novas gerações de instrumentos de análise, de reflexão e de ação política consciente". 
(TEXTO EXTRAÍDO DA ORELHA DO LIVRO) 

"Karyne, pela oportunidade de desenvolver
uma crítica profunda sobre a educação"
Lages, abril/2012
Ione

Nenhum comentário:

Postar um comentário