O tema desenvolvido em sua palestra foi "Educação escolar e justiça social" sob perspectivas teóricas ligadas à filosofia política e às ciências sociais com o objetivo de ampliar as reflexões teóricas acerca de uma educação de qualidade.
Um momento de muita reflexão e novas aprendizagens.
Para o processo de seleção do Mestrado também fiz a leitura de um de seus textos "Política Educacional Brasileira e Catarinense(1934-1996): uma inspiração meritocrática".
Um artigo no qual, em resumo, as autoras investigam "a concepção meritocrática presente nas políticas oficiais destinadas à educação brasileira e catarinense ao longo do século XX".
Quero deixar a indicação de um de seus livros que adquiri no dia de hoje:
"Sociologia da Educação: currículo e saberes escolares"
"Nesta obra, que situa as mudanças que vêm ocorrendo no campo da educação e do currículo, num quadro de transformações históricas profundas, o alvo são os saberes escolares, vistos a partir de perspectivas teóricas desenvolvidas na Grâ-Bretânha, nos Estados Unidos e na França, que tiveram grande repercussão no Brasil. A inspiração maior vem da aposta que se faz no poder da escola [...] ela é uma (talvez a única)instituição social que ainda se mantém acessível à discussão, ao debate, à negociação, à participação. Nada, portanto, pode impedi-la de se tornar um espaço irradiador de saberes [...] contribuindo assim para dotar principalmente as novas gerações de instrumentos de análise, de reflexão e de ação política consciente".
(TEXTO EXTRAÍDO DA ORELHA DO LIVRO)
"Karyne, pela oportunidade de desenvolver
uma crítica profunda sobre a educação"
Lages, abril/2012
Ione
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