domingo, 25 de março de 2012

Inclusilhado:

Há poucos dias conheci o Blog Inclusilhado: inclusão de deficientes na sociedade das diferenças, escrito por Rafael Bonfim. 
Jornalista, Especialista em Sustentabilidade dedicado à área da comunicação e educação.
Uma boa indicação para quem se interessa por conteúdo de qualidade e informação variada sobre questões relacionadas às pessoas com deficiência.
A última postagem que li foi sobre o centro de Pesquisa e Tratamento Fisioterapêutico mantido pela UNIANDRADE/Curitiba-PR em seu campus universitário no Centro de Pesquisa Vitória.
Rafael relata sobre o método Pediasuit que utiliza uma roupa especial com função de um esqueleto externo e que vem apresentando bons resultados  e pode contribuir no tratamento de diferentes quadros como: 
- Paralisia Cerebral
- Atraso no desenvolvimento motor
- Traumatismo Crânio-Encefálico
- AVC
- Deficiências neurológicas
- Deficiências ortopédicas
- Doenças genéticas
- Incapacidades pós-cirúrgicas
- Lesões da medula espinhal
- Transtornos vestibulares
- Síndrome de Down; inclusive traz a sua própria experiência ao utilizar esta nova tecnologia. 
Para saber mais, acesse ao link: inclusilhado
A internet é  mesmo MARAVILHOSA! 
Nos permite conhecer mais sobre o mundo do conhecimento e aprender sempre! Abraços.

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março: Dia internacional da Síndrome de Down

Clique no link abaixo e assista ao vídeo feito em homenagem a todas as crianças com Síndrome de Down do mundo. 
Esta é uma indicação do blog Deficiente Ciente: o blog da inclusão e da cidadania de Vera Garcia. Nele, temos uma representante brasileira, a pequena Iara Figueredo Bonatti  que participou através do Instituto Meta Social.
O tema é:
"Eu quero aprender!"

Conheça a Associação Amigo Down - Florianópolis/Santa Catarina

segunda-feira, 19 de março de 2012

I Colóquio - Cultura e Educação: diferentes olhares sobre Cuba



Foi o primeiro evento do qual participei na UNIPLAC e a experiência foi excelente. Um contato maior com os professores do Mestrado, seus relatos sobre 18 dias em Cuba: cada qual sobre uma perspectiva - cultural, histórica, arquitetônica, social, educacional, enfim "diferentes olhares".
Momentos assim são repletos de aprendizagem e nos estimulam a continuar em nossa trajetória de aluno/pesquisador com entusiasmo e orgulho de poder contar com professores de tamanha competência.
No detalhe, "eu" e uma das minhas "companheiras" nessa caminhada, Magali Ribeiro.
Obrigada por estar comigo, você é uma pessoa muito especial.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial


A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI, do Ministério da Educação – MEC, por meio da Diretoria de Políticas de Educação Especial – DPEE desenvolve, em parceria com as Instituições Públicas de Educação Superior, o Programa de Formação Continuada de Professores na educação especial, nas modalidades semipresencial e a distância.
Tal ação objetiva apoiar os sistemas de ensino na organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado aos estudantes público alvo da educação especial, matriculados nas classes comuns do ensino regular, bem como, promover práticas pedagógicas inclusivas.
O referido programa destina-se a professores da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino, que atuam ou atuarão no Atendimento Educacional Especializado – AEE, e nas classes comuns do ensino regular.
Os cursos relacionados em documento anexo estão disponíveis aos sistemas de ensino, que deverão manifestar interesse, por meio do endereço eletrônico indicado, até 30/03/2012.
Como você deve proceder, então?
Conforme escolha do tema do curso de seu interesse envie um e-mail para a pessoa responsável, apresente-se e aguarde as instruções. Selecionei apenas os cursos à distância previstos para o primeiro semestre de 2012.
(clique na figura para que ela fique maior)
Em dezembro de 2011 conclui o curso em AEE (Atendimento Educacional Especializado) compreendendo 120 horas de muita leitura e atividades reflexivas. Resolvi repetir a dose e, no início de março de 2012, iniciei outro sobre AEE mas agora na área da surdez, um espaço ainda desconhecido para mim.
Não deixe de investir na sua formação e 
dedique-se aos estudos com responsabilidade.

Você sabe "o que ensinar a seus filhos sobre crianças especiais"?

Diante do "imenso conteúdo" publicado no facebook  é sempre possível encontrar pessoas que se dedicam a compartilhar temas que nos interessam e nos fazem crescer como pessoas e como profissionais.
Assim é meu amigo José Antonio Klaes Roing, editor do blog EducaTube, um site "criado (em 2009) para indicar vídeos de e para educadores" além de tratar de recursos tecnológicos aplicadas na educação. Sua produção é tamanha que mal consigo acompanhar suas postagens.
Como sugestão de leitura, ele nos traz a tradução do texto "O que ensinar a seus filhos sobre crianças especiais" postado no blog lagartavirapupa.wordpress.com, criado por Andréia Werner, mãe de um garitinho autista que utiliza a rede para documentar as suas experiências e conquistas. Os textos originais em inglês estão no endereço: http://blogs.babble.com/babble-voices/ellen-seidman-1000-perplexing-things-about-parenthood/2012/02/29/what-to-teach-your-children-about-kids-with-special-needs/


Rabiscando...
"Para começar, não tenha pena de mim...
Ensine seus filhos para não sentir pena dos nossos...
Use o que eles tem em comum...
Ensine as crianças que há várias formas de se expressar...
Saiba que fazer amizade com uma criança especial é bom para as duas crianças...
Encoraje o seu filho a dizer "oi"...
Encoraje as crianças a continuar falando...
Dê explicações simples...
Ensine respeito às crianças com seus próprios atos...
Ajude as crianças a ver que, mesmo crianças que não falam, entendem...
Inicie uma conversa...
Não se preocupe com o constrangimento...".

Não deixe de ler os textos traduzidos na íntegra...pois estes são apenas os títulos. Vale à pena...divulgue e contribua com uma educação inclusiva.
Educar é um ato de amor.

domingo, 11 de março de 2012

UNIAPAE - Cursos

Essa semana recebi no meu -email:
"A Universidade Corporativa da Rede Apae – Uniapae, encerrou o ano de 2011 com grande sucesso. Realizamos 16 cursos na metodologia de ensino a distância, mais de 1300 alunos participaram e firmamos 3 novas parcerias com a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Apae de Pirassununga e Apae de São Paulo, que contribuíram com seus cursos e expertise para o portfólio da Uniapae e, em contra partida, as filiadas receberam recursos da Fenapaes e os professores indicados por elas foram remunerados. 
Se sua Apae é especialista em algum tema e tenha interesse em ser uma parceira da Uniapae, então entre em contato conosco e saiba como enviar seu curso para ser oferecido na modalidade EAD. 
Nossos objetivos e expectativas permanecem: continuar formando cada vez mais novos alunos, disseminando novas abordagens, conhecimentos e técnicas para ajudar na capacitação dos profissionais, familiares e amigos de toda a Rede Apae".
Confira a programação dos cursos à distância para o mês de março/2012:



 Se algum lhe interessar, entre em contato com:
www.cursos.uniapae.org.br   - secretariauniapae@apaebrasil.org.br -  Fone: 61 3224-9922

quinta-feira, 8 de março de 2012

FENAPAEs: Dia Internacional da Mulher

   
Um abraço especial para as minhas amigas da APAE de Curitibanos.
Mulheres, mães e profissionais competentes.
Parabéns pelo nosso dia!

terça-feira, 6 de março de 2012

Incluir não é inserir, mas interagir e contribuir

Este artigo foi escolhido para o meu exercício de leitura e escrita em nosso primeiro encontro no Curso de Mestrado em Educação/UNIPLAC com o tema “INICIAÇÃO  AO UNIVERSO E ÀS PRÁTICAS COTIDIANAS DO PESQUISADOR”, por ser de autoria de uma pesquisadora que expressa uma grande proximidade dos temas por ela estudados com a minha prática profissional, além de oferecer com clareza e objetividade muitas preposições referentes ao meu provável objeto de pesquisa: os princípios da ação educativa no processo de inclusão através da  prática de uma docência compartilhada.
 Segundo ela,  “A inclusão se traduz pela capacidade da escola em dar  respostas eficazes à diferença de aprendizagem dos alunos. Ela demanda que a escola se transforme em espaço de trocas o qual favoreça o ato de ensinar e aprender”. (2010, p.32)
Assim, uma reflexão se estabelece: como realizar tais condições educativas? Mudanças tanto na gestão da escola, como na dinâmica das salas de aula fazem-se necessárias. Cabe à escola organizar-se de forma democrática e participativa de modo que todos os alunos possam compartilhar e produzir novos conhecimentos de forma integrada e ao professor desenvolver ações educativas que promovam a participação ativa do aluno com deficiência no cotidiano escolar.  
A autora propõe que “a maneira como as atividades estão organizadas na escola devem ser o principal alvo de transformação [...] (p.34) sendo que alguns aspectos devem ser prioritariamente observados, tais como: a criação de um ambiente escolar onde os alunos possam ser acolhidos e sintam-se seguros, apoiados por toda a equipe gestora, pelos colegas e professores e por seus grupos familiares.
O foco principal é o desenvolvimento do aluno. O ensino deve levar em conta as especificidades de cada sujeito e aprendizagem colaborativa. Assim sendo, o professor passa a redimensionar a sua prática pedagógica  bem como a sua própria formação pessoal e profissional. Novos princípios se estabelecem e tornam-se necessários, agregando, consequentemente, valores relacionados ao respeito às diferenças e à valorização humana.
O acesso e a permanência na escola de todas as crianças traz ao professor  o compromisso de oportunizar diferentes propostas didáticas que favoreçam e estimulem as potencialidades de todo o seu alunado, em especial, daqueles com alguma deficiência.

Bibliografia:
FIGUEREDO, R V. Incluir não é inserir, mas interagir e contribuir. Inclusão: Revista da Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP. v5, n2, p.32-38, jul/dez.2010.