quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aprendizagem Significativa





É o título de um livro escrito pelo especialista em educação






(Doutor em Ciências da Educação; Mestre em Educação; Pedagogo, Psicólogo e Professor), que trata de aspectos relacionados ao ato de aprender e, concomitantemente, faz reflexões sobre posturas pedagógicas e usos de determinadas metodologias em sala de aula.

Acompanho seus textos também na Revista Aprendizagem, da Editora Melo, na qual faz importantes considerações sobre educação/escola/ensino e aprendizagem. Importantes temas a serem conhecidos, principalmente, para oa professores que trabalham com o Serviço de Atendimento Educacional Especialidado/AEE, por apresentar questões específicas sobre o processo de aprendizagem incluindo atenção, formação de conceitos, habituação, memória, percepção, solução de problemas e raciocínio. Em um dos seus textos que recentemente li, o título me chama muita atenção..."Gente de verdade só pode ser formada por gente de verdade e esse é, talvez, o nosso maior desafio como professores, tornarmo-nos, cada vez mais, gente de verdade"! (Rev. Aprendizagem, Ano 3nº15/2009)



Não somente na educação especial, como em toda a rede, cada vez mais necessitamos conhecer mais sobre Tudo, sobre o mundo circundante, além das suas fronteiras até então conhecidas.

Professor, vamos lá... Ler é fundamental!

Dito por alguém, que me parece muito sábio "para ser um bom mestre é preciso, antes de tudo, ser um bom aprendiz"! Fica a dica então, abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário