domingo, 26 de junho de 2011

Programa Escola Acessível: você sabe o que é?

O Programa Escola Acessível, estabelecido pela Secretaria de Educação Especial/MEC, desde 2009, "busca adequar o espaço físico das escolas estaduais e municipais, a fim de promover acessibilidade nas redes públicas de ensino".
A acessibilidade é mais do que um direito adquirido, é uma necessidade urgente em nossas escolas, públicas ou não, todas devem estar preocupadas com ela!
Os recursos do Programa Escola Acessível, repassados por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola/PDDE são destinados às ações de:

  • adequação arquitetônica ou estrutural de espaço físico reservado à instalação e funcionamento de salas de recursos multifuncionais;
  • adequação de sanitários, alargamento de portas e vias de acesso, construção de rampas, instalação de corrimão e colocação de sinalização tátil e visual;
  • aquisição de mobiliário acessível, cadeiras de rodas, material desportivo acessível e outros recursos de tecnologia acessível.
Mas há algo muito importante que não pode ser esquecido:

"A quebra de barreiras atitudinais começa dentro de cada um de nós, na forma como sentimos e lidamos com as diferenças dentro da nossa própria família, no nosso trabalho e na nossa comunidade"!

Esta frase é de Adilson Ventura, cidadão comprometido com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário