quarta-feira, 6 de julho de 2011

I Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina

Nos dias 04 e 05 de julho estive participando deste encontro, com o "objetivo de discutir as políticas de integração entre os sistemas de ensino das redes municipal, estadual e federal, visando melhorar os índices educacionais e a qualidade da educação",  promovido pelo CEE - Conselho Estadual de Educação.
Há que se destacar alguns pontos deste seminário, em especial, a presença da conferencista Dra. Profª Jaqueline Moll, representante do MEC no evento elencando  questões referentes ao "Currículo da Educação Básica: as mudanças necessárias".
Alguns pontos significativos:
  • universalização do acesso à educação: do infantil ao ensino médio.
  • permanência dos estudantes na escola com aprendizagem significativa.
  • superação da reprovação como "parte" da metodologia de ensino.
  • melhoria das condições de trabalho dos professores.
  • democratização do ambiente escolar e da relação escola-comunidade.
  • diálogo da escola com as culturas contemporâneas e com a revolução tecnológica em curso.
  • ampliação da jornada escolar para universalização da educação integral em tempo integral.
Conhecer, discutir e avaliar políticas públicas é tarefa fundamental do professor. É necessário ir além dos muros da escola e dos currículos institucionalizados (que diga-se de passagem, já estão ultrapassados e descontextualizados), principalmente no que se refere aos princípios da educação inclusiva, seja com relação aos aspectos teóricos e, essencialmente, aos aspectos metodológicos.
Participar e opinar a respeito é mais do que urgente! "A escola tem que dar ouvidos a todos e a todos servir". Anísio Teixeira.


"a educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele, e com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse a renovação e a vinda dos novos e dos jovens...se amamos as nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos..." HANNAH ADREND

Sugestão de leitura:
  •  Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades. Jaqueline Moll/Editora Artmed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário