terça-feira, 26 de julho de 2011

Muito prazer...eu existo!

Essa frase já estampou uma camiseta minha, de alguns anos atrás, na APAE onde trabalhava... e não sei de fato a sua origem, mas resolvi utilizá-la neste momento para ilustrar o conteúdo que conheci hoje, enquanto garimpava sites sobre o AEE (Atendimento Educacional Especializado).
Foi aí que encontrei o blog: aeecristiane que surgiu, como relata a própria editora do blog,  a partir de um curso à distância sobre este tema.


O Blog traz orientações gerais para com a pessoa com deficiência intelectual que me chamaram muita atenção e necessitam ser reconhecidas. Isto também se repete com os outros tipos de deficiência (visual, física e surdez)...as quais estão descritas na íntegra logo abaixo:

  • Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelecual.
  • Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. Se for adolescente, trate-a como adolescente, e se for uma pessoa adulta, trate-a como tal.
  • Não a ignore. Cumprimente e despeça-se dela normalmente, como faria com qualquer pessoa.
  • Dê-lhe atenção, converse e verá como pode ser divertido. Seja natural, diga palavras amistosas.
  • Não superproteja a pessoa com deficiência intelectual. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for realmente necessário.
  • Não subestime sua inteligência. As pessoas com deficiência intelectual em geral levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.
  • Lembre-se: o respeito está em primeiro lugar e só existe quando há troca de idéias, informações e vontades.
* Fonte: O que as Empresas podem fazer pela Inclusão das Pessoas com Deficiência- Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário