sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Educação Especial: uma conversa.

Na tarde hoje, estive participando de uma Reunião de Trabalho com os diretores das 14 Escolas da Rede Estadual de Ensino da 11ª GERED/Curitibanos
O objetivo: repassar informações sobre o Currículo da Educação Básica e sua Versão Preliminar/2011, destacando aspectos relacionados à Educação Especial e Diversidade.
Com a parceria da FCEE/SC e das 36 Integradoras de Educação Especial e Diversidade, além de grupos de professores de cada regional, estão sendo realizados estudos e sugestões de temáticas a serem destacadas na "nova" Proposta Curricular de Santa Catarina. 
Conforme destaca a legislação cabe à educação especial percorrer transversalmente toda a Educação Básica e Profissional.Atualmente dois documentos regulamentam tal prática: a Política de Educação Especial de SC e o Programa Pedagógico/2009, que continuarão tendo igual valor, pois tratam de questões teóricas e operacionais.
O foco nesse momento diz respeito às questões metodológicas, em toda a educação básica e, principalmente, relacionadas ao SAEDE/AEE: o que ensinar e como ensinar? 
Sabe-se que a finalidade do SAEDE/AEE é a de garantir o acesso ao currículo da educação básica através do desenvolvimento de habilidades necessárias para tal. Mas ainda estamos nos perguntando: como fazer isso?
A partir da divisão dos Grupos pela SED/SC em nosso último encontro, estarei participando do grupo de estudos sobre a Deficiência Visual juntamente com o minha amiga Daniela Longhi, profissional experiente que atua nesta área com grande competência.
E para 2012, ainda nos resta uma importante tarefa: incluir estas discussões e orientações (teóricas, operacionais e metodológicas) no PPP das escolas, institucionalizando o AEE, que acontecerá preferencialmente na Rede Comum de Ensino.
Ufa! 

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