quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Educasul 2011: I Seminário Catarinense de Articuladores Pedagógicos - eu fui...

e simplesmente: adorei!
A Conferência de Abertura foi apresentada por, nada mais nada menos, que Celso Vasconcelos, importante pesquisador e escritor da área da educação, com o título "Identidade Docente em Construção: saberes e (dis)saberes em foco".
Inúmeras reflexões acerca do papel do professor, dentre elas, "como fazer com que o meu aluno aprenda, se desenvolva e seja feliz?"
A função social da escola é "a apropriação crítica, criativa e duradoura dos saberes necesários para todos os alunos!"
"A identidade docente está em constante construção".
A formação continuada é muito importante, não só aquela oferecida pelos órgãos competentes, é necessário "buscar a auto-formação"!
"Só sei, que nada sei! Ensinar é cuidar para que o outro aprenda!"
"Para que haja disiciplina na sala de aula é preciso que haja planejamento (de qualidade, com intencionalidade). É preciso querer ser professor, querer estar na sala de aula!"
Quanta coisa a aprender...quanto podemos melhorar como profissionais. enfim, como educadores de fato!

O seminário tratou de esclarecer e fundamentar a atuação do ATP - Assistente Técnico Pedagógico em nossas escolas, reafirmando a sua função pedagógica em três principais eixos: articular/ formar/transformar.
É clara e urgente a necessidade de uma formação específica para este profissional, que contemple as especificidades de sua função, tais como:
  • o conhecimento das estratégias de formação
  • a construção de uma gestão coletiva e democrática
  • o domínio de fundamentos da educação e conhecimentos didáticos
  • a familiaridade  com questões atuais da sociedade sobre infância e a adolescência (aprendizagem e desenvolvimento)
 A nomenclatura está em discussão: 
Coordenador Pedagógioco ou Articulador Pedagógico?
A identidade está sendo construída.
Então, qual o seu papel enquanto agente de mudanças no cotidiano escolar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário