terça-feira, 17 de julho de 2012

A educação do deficiente no Brasil: Livros de Gilberta de Martino Januzzi


Como bibliografia básica na área da educação especial é importante ressaltar a obra publicada pela Editora Autores Associados, parte da Coleção Educação Contemporânea e escrita por Gilberta de Martino Januzzi sobre A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI.
O livro é indicado para diferentes profissionais que atuam nesse campo, sendo considerado por Pedro Goergen (Doutor pela Universidade de Munique, professor de teoria educacional) no prefácio do próprio livro, como um "trabalho que mudará a forma de pensar de muitos leitores e que futuras pesquisas nesta área necessariamente terão como ponto de referência a proposta e os resultados da presente pesquisa". 
Vamos à leitura, então.


Outra obra, da mesma autora, que já estou providenciando é o livro A luta pela educação do deficiente mental no Brasil,  onde se destaca a importância da universalização da educação, independente dos interesses produtivos do sistema capitalista.
Confesso que, por algum tempo, jamais pensei a situação do da pessoa com deficiência sobre estes aspectos "os econômicos e os produtivos". 
Entretanto, hoje, entendo que é somente através da compreensão total da realidade em que que vivemos, do conhecimento das relações sociais,  das políticas públicas, das organizações em defesa dos direitos e da participação de todos, na educação e na sociedade, que podemos reconhecer de fato os avanços e os retrocessos no processo de inclusão.
Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário