quinta-feira, 12 de julho de 2012

Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência: você conhece?


banner_viver_sem_limite.png
Viver sem Limite é o título do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, um documento elaborado com a participação de todo o conjunto do governo federal, por meio de seus Ministérios e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficência e foi lançado pela Presidenta Dilma Rousselt em novembro de 2011. 
Dentre os assuntos tratados neste documento, a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais, merece destaque por redimensionar as práticas da sala de aula e o trabalho do professor. Anteriormente chamadas de SAEDEs, ou AEE, ou há mais tempo ainda, como salas de apoio pedagógico ou sala de recurso.
Nelas, por meio de uma metodologia específica, a atendimento à criança com deficiência tem como finalidade principal oferecer recursos para complementar e suplementar a aprendizagem escolar, através do uso de diferentes linguagens, por meio de uma aprendizagem significativa.
Algumas críticas tem sido levantadas ao documento. Entretanto, o debate sobre os direitos das pessoas com deficiência não pode cessar, incluindo todos os setores da sociedade.
Estejamos atentos!
Para ter acesso a cartilha que detalha este documento, acesse ao link: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/um-plano-para-todo-o-brasil
Separei o link de um texto publicado no Blog Deficiente Ciente que destaca aspectos relativos ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) destinado à pessoas com deficiência: estejamos mais do que atentos!
http://www.deficienteciente.com.br/2012/07/a-inconstitucionalidade-do-criterio-de-miserabilidade-na-concessao-do-beneficio-assistencial-loas-a-pessoas-com-deficiencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário